sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Editoras e Editoras

Oiii gente, hoje eu queria dar um toque sobre editoras, tanto para quem escreve e quer ser escritor um dia, tanto para as blogueiras que fazem resenhas de livros nos blogs e parcerias com editoras...
Bem... Uma das minhas leitoras me passou um e-mail pedindo conselhos, pois viu meus posts e viu que eu estou lançando meu livro este ano, mas solicitou que eu não divulgasse seu nome e nem o da editora em questão, então vou apenas resumir o caso dela: Ela recebeu uma proposta contratual com uma editora da internet que está bastante famosa em blogs e no skoob, mas informou que tentou comprar um livro desta editora antes (detalhe: o primeiro livro da editora estava para ser lançado em janeiro de 2011) de fechar o contrato, mas não conseguiu, então começou a desconfiar cada vez mais da referida editora. Me mandou o e-mail e eu fui tentar ajudá-la nessa. Resultado: a editora fica se esquivando de dizer as livrarias em que vende seus livros, ressalta que eles estão à venda no site e que em breve estarão nas grandes livrarias. Era tudo balela, a editora é uma editora fake. Não sei qual o objetivo desta editora, mas estão ganhando muito espaço na internet (muitas parcerias com blogs, várias divulgações pelo skoob) e isso me preocupou bastante porque diversas autoras que dizem ter fechado com esta editora estão sendo enganadas e esperando que seus livros sejam lançados.
Não caiam nessa!!!
Como verificar que uma editora existe?
1o passo: procurar o ISBN dos livros que ela lançou (pelo nome do livro, do autor ou da editora) no site da biblioteca nacional (www.bn.br), pois todo livro publicado tem que ter ISBN!
2o passo: se a editora é nova e diz que ainda não lançou nenhum livro, então vá no site da Junta Comercial da cidade que ela é localizada e faça uma pesquisa pelo nome/razão social da editora, ela tem que estar cadastrada lá, pois toda pessoa jurídica (que tem negócios com fins comerciais)tem que estar cadastrada na Junta Comercial.
3o:No contrato que ela lhe enviar para publicação deve contar o nome da sócia principal, CPF, endereço completo, CNPJ da editora e endereço completo.

Se uma editora (como foi o caso da que fez proposta à minha leitora) não preencher nenhum desses requisitos, não tem pra onde correr: é FAKE, cilada, saiam dessa...Não importa em quantos blogs elas estejam e nem quantos livros dela estejam no skoob (PS: Para cadastrar um livro no skoob naum há nenhum requisito é só preencher a ficha e pronto, então há milhões de livros inexistentes lá), fiquem ligados!!!

Espero que essas informações sejam úteis pra vocês...

bjossssssssssssssssssssssss